Fanfarras escolares já estão aquecendo os instrumentos e alguns estudantes caprichando nos ensaios. Após dois anos, o tradicional desfile cívico de 7 de setembro que ficou suspenso em Gurupi por causa da pandemia, estará de volta e a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) está empenhada nos preparativos para realizar um grande evento na Avenida Goiás.
Com o tema central do desfile já definido, as escolas se articulam em torno do material visual que vão levar para Avenida dentro dos subtemas que ficam a cargo de cada unidade. “Um livro que conta toda história de Gurupi foi disponibilizado, então, diretores escolares e suas equipes técnicas passaram a trabalhar em cima de cada temática escolhida. As escolas que contam com fanfarra vão está com esses instrumentos na Avenida e uma pessoa capacitada está responsável pelos ensaios para que nossos alunos façam uma bela apresentação”, disse Mário Borges, assessor de gabinete da SEMEG.
Para retomada do desfile em comemoração à independência do Brasil, a obra literária regional ‘Gurupi Minha Identidade, Minha História’ foi o tema principal escolhido pela SEMEG. Para o retorno neste ano, uma das novidades é a redução do circuito por onde os alunos e militares irão se apresentar. “Este ano teremos um trajeto novo e uma organização diferente de modo que o público e os participantes possam ter maior conforto. Teremos o momento cívico na porta da Prefeitura com todas as autoridades, em seguida vem o desfile começando na Rua 1 e que se encerra na Rua 5, com um palco montado na Avenida Goiás”, frisou Borges.
Expectativa
Só da rede municipal de ensino de Gurupi devem desfilar cerca de 8 mil estudantes. “A expectativa é grande entre as unidades escolares, já existe toda uma movimentação acontecendo junto aos parceiros e a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria da Educação está entusiasmada para fazer deste, o melhor desfile de todos os tempos. Haja vista que ficamos dois anos sem esse evento e o que podemos esperar são muitas novidades, com uma proposta diferente e um tema bastante chamativo, original e que vai abordar importantes aspectos da história da nossa cidade”, adianta Davi Abrantes, Secretário da Educação de Gurupi. O gestor ainda explica que há um alinhamento da SEMEG com as equipes pedagógicas das escolas para o desenvolvimento entre os estudantes da consciência do civismo.