Terça, 25 de Março de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Gurupi | Profissionais da Atenção Básica recebem capacitação para testes rápidos de hanseníase

A capacitação iniciou na sala de reuniões na Policlínica, na tarde desta segunda-feira, 15, e contou com a participação da Prefeita

Por: Redação Fonte: Niceia Menegon
16/08/2022 às 21h00
Gurupi | Profissionais da Atenção Básica recebem capacitação para testes rápidos de hanseníase
Niceia Menegon – Ascom Semus

A semana será de qualificação para os profissionais de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Gurupi. Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes de Saúde passarão por uma capacitação do Ministério da Saúde entre os dias 15 e 19, sobre a implantação do teste rápido para detecção da hanseníase.

A capacitação iniciou na sala de reuniões na Policlínica, na tarde desta segunda-feira, 15, e contou com a participação da Prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, e com a coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Clésia Monteiro.

A capacitação para uso do teste rápido em hanseníase faz parte do Projeto APELI (Ação para Eliminação da Hanseníanse), com o objetivo de fortalecer o diagnóstico da hanseníase na Atenção Primária à Saúde, por meio da ampliação do acesso da população aos serviços de laboratório da rede pública de saúde.

Continua após a publicidade

Participam desta primeira capacitação as equipes da UBS Rosendo, UBS João Manoel, UBS Vila Íris e UBS Parque das Acácias. Para não haver prejuízo no atendimento à comunidade, as equipes estão alternando entre um período e outro do dia.

Ao longo da semana serão realizadas atividades teóricas e práticas, com temas sobre o diagnóstico e tratamento da hanseníase, reações hansênicas, avaliação neurológica simplificada e uso da estesiometria para determinação de grau de incapacidade física, com atendimento de pacientes nas respectivas UBS’s onde a capacitação ocorre.

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, fez questão de estar presente no início das atividades de qualificação, dando as boas-vindas a todos e reforçando a necessidade de aprimorar o diagnóstico precoce da hanseníase. “O que cada equipe irá aprender esta semana vai refletir em mais saúde e qualidade de vida para os pacientes de hanseníase. Quanto mais cedo for detectada a doença, há mais chances de sucesso no tratamento”, destacou Josi, complementando sobre a importância de aperfeiçoar continuamente o conhecimento na área da saúde.

Continua após a publicidade

Em 2022, em Gurupi, já foram notificados 46 casos de pacientes com hanseníase e para o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, com a implementação dos testes rápidos, esse número vai aumentar. “Geralmente, o diagnóstico de hanseníase acontece tardiamente, com pacientes que já apresentam sequelas irreversíveis. Os testes rápidos poderão detectar sinais mais cedo e evitar que ela avance no indivíduo”, afirmou Sinvaldo.

Segundo a coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Clésia Monteiro, Gurupi foi um dos municípios contemplados para o início da implantação dos testes rápidos de hanseníase. “A ideia é iniciar a capacitação nessas quatro UBS e, posteriormente, essas equipes serão multiplicadoras. Nessa capacitação, vamos iniciar a utilização dos testes com os pacientes e seus familiares, que estão em tratamento. Posteriormente, o atendimento será ampliado”, explicou Clésia.

“O teste rápido é um auxílio no diagnóstico para ajudar, principalmente, a detecção da doença nas pessoas próximas aos pacientes já diagnosticados com hanseníase, a quem chamamos de ‘contatos’ já que eles têm uma chance maior de desenvolver a doença”, frisou a médica dermatologista e hansenóloga, Carla Angélica Turine Von Glehn dos Santos, que estará ministrando a capacitação.

A capacitação acontece até a próxima sexta-feira, 19, e faz parte do Projeto APELI (ação para Eliminação da Hanseníase), será realizada pela Fundação Alfredo da Mata (FUAM) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), em parceria com a Coordenação Estadual de Hanseníase do Tocantins e Secretaria de Saúde de Gurupi.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias