A ondas de calor no país, excluindo a região Sul, e os desafios resultantes do estresse térmico nas pessoas, animais e culturas agrícolas. O fenômeno El Niño e as mudanças climáticas intensificam esse cenário, tornando o uso de biossoluções crucial para auxiliar os agricultores na mitigação de perdas financeiras e de produtividade. Gustavo Gonella, diretor de marketing da Acadian Plant Health (APH) na Latam Sul, ressalta que o mercado de bioestimulação tem crescido exponencialmente, destacando o sucesso dessas soluções devido à sua conformidade com a produção sustentável. Ele destaca a tecnologia da APH, que utiliza extratos da alga marinha Ascophyllum nodosum, oferecendo um tratamento completo para diversas culturas, desde o plantio até a colheita, proporcionando benefícios abrangentes por serem naturais e alinhados com práticas sustentáveis.
A exclusividade da alga marinha Ascophyllum nodosum, encontrada em águas frias do Atlântico Norte e zonas intermarés, enfrentando condições adversas, como submersão e desidratação, devido às marés. Essa resistência a temperaturas extremas a torna um eficiente bioestimulador em diversas situações meteorológicas, incluindo as atuais ondas de calor.
A Ascophyllum nodosum desenvolveu mecanismos de sobrevivência por meio de compostos bioativos, os quais são incorporados em seus extratos disponíveis no Brasil. Essa alga marinha atua como ingrediente ativo em biossoluções, potencializando a qualidade das lavouras e ajudando os produtores rurais a enfrentarem fatores de estresse na agricultura, conforme destaca Gustavo Gonella.
Cleiton Alves, gerente técnico regional da APH, ressalta que os extratos da Ascophyllum nodosum são um complemento eficaz aos insumos químicos. Os bioestimulantes representam uma tecnologia inovadora na proteção das lavouras contra o aumento do estresse abiótico decorrente das mudanças climáticas, assegurando produtividade e qualidade em um ambiente volátil. O processo tecnológico da Acadian Plant Health garante a extração dos compostos bioativos em seu estado mais puro e ativo.
Acadian Plant Health (APH), fundada em 1981 no Canadá, como a maior empresa independente de colheita, cultivo e extração de plantas marinhas globalmente. Além disso, a APH é líder internacional em soluções biológicas sustentáveis baseadas em ciência para cultivos de alto valor e em larga escala. Comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores patenteados, a empresa prioriza a sustentabilidade e a agricultura regenerativa.
A APH atua em mais de 80 países, contando com cerca de 400 colaboradores em todo o mundo. Sua dedicação à pesquisa com Ascophyllum nodosum, a alga marinha que deu origem aos seus bioativadores, destaca seu papel na vanguarda da promoção de práticas agrícolas sustentáveis e eficazes em escala global.
Da redação Ponto Palmas l Crédito Informação Fernanda Souza