As inscrições do concurso público da Petrobras, que visa preencher 6.412 vagas de nível médio/técnico, foram suspensas. A medida busca ampliar os locais de aplicação das provas, conforme comunicado no Diário Oficial desta terça-feira (3).
As avaliações do concurso ocorrerão em todas as capitais do país, além dos locais previamente indicados no edital de abertura das inscrições. Com essa mudança, as cidades de realização das provas não estarão mais vinculadas aos polos de trabalho escolhidos no momento da solicitação de inscrição.
Um comunicado afirma que o edital de reabertura das inscrições e de retificação de subitens será publicado na data provável de 8 de janeiro de 2024. Até o momento da última atualização desta reportagem, a Petrobras ainda não havia informado as providências para os candidatos que já se inscreveram e pagaram a taxa.
O processo seletivo abrange 7 estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Oferecendo 916 vagas para início imediato e 5.496 para formação de cadastro reserva, as oportunidades abrangem diversos cargos, como enfermagem do trabalho, logística de transportes, química de petróleo, segurança do trabalho, entre outros. A remuneração mínima é de R$ 5.878,82, e não há exigência de experiência profissional prévia.
A organização do concurso fica a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Este é o primeiro concurso da Petrobras com uma reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, superando o percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%. Além disso, 20% das vagas são reservadas para candidatos negros.
O prazo de validade do processo seletivo será de 18 meses, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais. Há a possibilidade de prorrogação por igual período, a critério da Petrobras.
Da redação Ponto Belém