O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nesta segunda-feira (13) as novas regulamentações que autorizam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a safra de soja 2024/2025. Essas regulamentações são aplicáveis nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal.
O objetivo do zoneamento é diminuir os riscos associados às condições climáticas, ajudando o agricultor a determinar o período ideal para o plantio. Isso é feito considerando a localização, o tipo de cultivo e as variações nos tipos de solo.
Para a cultura da soja, foram estabelecidas as regiões e os períodos ideais de plantio, baseando-se em simulações que preveem perdas de rendimento inferiores a 20%, 30% e 40% devido a condições climáticas adversas. Isso ajuda a ampliar as áreas agrícolas, diminuir as perdas de produtividade e garantir a estabilidade da produção.
Como o ZARC é voltado para o plantio de sequeiro, as lavouras irrigadas não precisam seguir os períodos de plantio especificados nas portarias para sequeiro. Nesses casos, o agricultor deve seguir as orientações do ZARC específico para culturas irrigadas, se disponível, ou buscar orientação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do seu estado, considerando as condições locais de cada agroecossistema.
Além disso, para prevenir e controlar a ferrugem asiática, é necessário seguir as regras do vazio sanitário e o calendário de plantio definidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.
Os agricultores que aderem às recomendações do ZARC estão menos expostos aos riscos climáticos e podem se beneficiar do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos bancos só concedem crédito rural para cultivos em áreas que seguem o zoneamento indicado.
A consulta aos indicativos do ZARC pode ser realizada através da plataforma "Painel de Indicação de Riscos" ou pelo aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, disponível para download nas lojas de aplicativos iOS e Android.
Da redação Ponto Notícias l Com informações do Ministério da Agricultura