Quinta, 24 de Abril de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

STF: Mecânico Condenado a 17 Anos por Atos de Violência no Palácio do Planalto

Ministro Alexandre de Moraes destaca participação em movimento golpista e danos ao patrimônio histórico.

Por: Redação Fonte: Redação
21/06/2024 às 16h30
STF: Mecânico Condenado a 17 Anos por Atos de Violência no Palácio do Planalto
Mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira durante manifestação em Brasília. (Foto: Reprodução/Polícia Federal)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou nesta terça-feira pela condenação do mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira a uma pena de 17 anos de prisão. Moraes declarou que imagens e vídeos encontrados no celular do réu mostram sua participação em um grupo violento que iniciou uma marcha em Brasília. Esse grupo, segundo o ministro, utilizou violência para invadir as sedes dos Três Poderes em janeiro de 2023.

Algumas das imagens, segundo Moraes, mostram a participação de Ferreira nas manifestações. Em uma selfie recuperada, o mecânico é visto dizendo: "Olha nossa janta, achou que nós ia passar fome, né? Aqui ó, o suquinho, água gelada. Achou mesmo é? Aqui é Brasil, porra. Chupa PT!".

Moraes ressaltou que, depois de entrar no Palácio do Planalto, Ferreira começou a quebrar vidros do edifício, destruir cadeiras, painéis, mesas, obras de arte e móveis históricos. Além disso, ele foi identificado como o responsável por danificar um relógio histórico do francês Balthazar Martinot, trazido ao Brasil por Dom João VI em 1808.

Continua após a publicidade

Além das fotos dos fragmentos da peça destruída, as investigações da Polícia Federal, que fundamentam o voto do ministro, revelam a identificação das impressões digitais do mecânico no vidro interno do compartimento da mangueira de incêndio, situado no corredor do terceiro andar do Palácio do Planalto.

"Os documentos periciais evidenciam o claro engajamento do réu no movimento golpista desde a proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022 e sua participação criminosa em 08/01/2023, confirmando sua presença no Quartel General, acesso ilegal à Praça dos Três Poderes, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, demonstrando uma adesão intensa", escreveu Moraes.

Em depoimento à Polícia Federal, Ferreira admitiu ter quebrado um vidro para entrar no Planalto e afirmou que "devido à reação dos órgãos de segurança, decidiu danificar o relógio histórico e rasgar uma poltrona que estavam no interior do prédio, além de ter jogado um extintor nas câmeras".

Continua após a publicidade

O ministro votou pela condenação do mecânico a 17 anos de prisão por associação criminosa armada; tentativa de subversão violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; dano qualificado pelo uso de substância inflamável contra o patrimônio da União e com prejuízo significativo para a vítima.

Da redação Ponto Notícias

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias