Quinta, 24 de Abril de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Expansão da IoT no Agronegócio Brasileiro: Desafios e Oportunidades

Tecnologias Avançadas e Políticas Públicas Impulsionam o Setor Agrícola

Por: Redação Fonte: Redação
04/07/2024 às 11h00
Expansão da IoT no Agronegócio Brasileiro: Desafios e Oportunidades
Aplicação de IoT na monitorização de plantações no interior do Brasil.

Ao contrário das gerações anteriores de tecnologias de informação e comunicação, que eram predominantemente voltadas para o uso corporativo, a combinação de Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem e na borda, e inteligência artificial (IA) tem aplicações em diversas áreas. Estas tecnologias são aplicáveis em segurança pública através do monitoramento de imagens, na área da saúde com o acompanhamento remoto de pacientes, e em infraestrutura, como no monitoramento de tubulações.

Impacto da IoT no Setor Agropecuário

O setor agropecuário destaca-se pela sua importância econômica, representando aproximadamente um terço do PIB brasileiro, metade das exportações e um quinto dos empregos no país. Entre 2000 e 2019, o Brasil registrou taxas de crescimento da produtividade total dos fatores (PTF) quase duas vezes superiores à média mundial, principalmente devido ao uso de tecnologias avançadas.

Continua após a publicidade

Políticas de Incentivo à IoT

Diversos instrumentos legais promovem investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no Brasil. A Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991), a Lei nº 13.969/2019 e o Decreto nº 10.356/2020 são exemplos de regulamentos que incentivam o desenvolvimento tecnológico. Essas legislações permitiram a criação de institutos de pesquisa em TICs em várias regiões do país. Além disso, instituições como Finep, CNPq, BNDES e o Sistema S (Senai, Sebrae), entre outras, fornecem apoio à pesquisa e inovação, ajudando a expandir a IoT no setor agrícola.

Desafios e Oportunidades

Continua após a publicidade

A falta de conectividade no campo é um dos maiores obstáculos para a expansão da IoT na agricultura brasileira. Esse problema persiste mesmo em estados mais desenvolvidos, como São Paulo. Uma solução promissora é utilizar recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para aumentar a cobertura de internet nas áreas rurais, conforme estabelecido pela Lei nº 9.998/2000. A Lei nº 14.475/2022, que cria a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão, inclui medidas para facilitar a adoção da IoT no setor agrícola, como a criação de redes de pesquisa, instrumentos de financiamento e incentivo a investimentos em conectividade rural.

Conclusões

A disseminação da IoT no Brasil enfrenta desafios significativos, incluindo a necessidade de ir além de casos de sucesso isolados e promover a tecnologia em diversos setores. O agronegócio, um componente crucial da economia brasileira, exemplifica como a tecnologia pode estimular o crescimento. Este estudo teve como objetivo caracterizar a utilização da IoT no agronegócio brasileiro, destacar exemplos de sucesso e sugerir políticas públicas para a expansão dessa tecnologia.

Da redação Ponto Notícias

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias