Sábado, 26 de Abril de 2025
23°C 32°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo Rejeita Mais de 115 Mil Cadastros para Auxílio Reconstrução no Rio Grande do Sul

Irregularidades nos pedidos de auxílio para vítimas das enchentes incluem duplicidade e endereços inválidos.

Por: Redação Fonte: Redação
24/07/2024 às 12h00
Governo Rejeita Mais de 115 Mil Cadastros para Auxílio Reconstrução no Rio Grande do Sul
O ministro Paulo Pimenta explica as inconsistências encontradas nos cadastros para o Auxílio Reconstrução.

O governo federal rejeitou 115,7 mil cadastros de famílias em 231 municípios do Rio Grande do Sul que haviam solicitado o Auxílio Reconstrução, destinado às vítimas das enchentes de maio. As informações foram divulgadas pelo G1.

A Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul explicou que as rejeições ocorreram devido a inconsistências nos dados apresentados. Entre os problemas identificados estão: pedidos feitos em nome de pessoas que apresentavam indícios de óbito, solicitações feitas pela mesma família a partir de diferentes cidades, registros de famílias alegando residir no mesmo endereço, e membros de uma família sendo registrados como integrantes de outra.

O governo federal rejeitou 115,7 mil cadastros de famílias em 231 municípios do Rio Grande do Sul que solicitaram o Auxílio Reconstrução, destinado às vítimas das enchentes de maio. As informações foram divulgadas pelo G1.

Continua após a publicidade

De acordo com a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, a rejeição se deve a inconsistências nos dados apresentados. O ministro Paulo Pimenta explicou que, em Porto Alegre, por exemplo, 1.714 famílias tinham como endereço a Rua João Manoel, 157, que é o endereço da prefeitura. Em Guaíba, 320 famílias tinham como endereço a Avenida Nestor de Moura Jardim, 111, também o prédio da prefeitura. Tais cadastros precisam ser individualizados, pois não é possível pagar benefícios para famílias com endereços de cadastro na prefeitura.

Entre as irregularidades detectadas estão: 4.016 famílias com integrantes cadastrados em duplicidade, 5.322 famílias que já receberam o benefício e estão requerendo novamente por outra cidade, 1.433 chefes de família com indícios de óbito na base do governo, e 68.864 registros com mais de uma família no mesmo endereço.

O governo federal alertou que qualquer pessoa que solicite o Auxílio Reconstrução e receba o benefício sem ter sofrido prejuízos nas enchentes estará cometendo fraude e poderá enfrentar consequências civis e criminais. Para coibir tais irregularidades, o governo disponibilizou uma lista atualizada das famílias que receberam o auxílio no Rio Grande do Sul e está permitindo denúncias de fraudes.

Continua após a publicidade

O Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5,1 mil, foi criado para apoiar os afetados pelas enchentes, ajudando-os a retomar suas vidas, adquirir eletrodomésticos, móveis ou realizar reformas necessárias. Até o momento, o benefício foi concedido a 346,8 mil famílias no estado, totalizando um investimento de R$ 1,6 bilhão.

Da redação ponto notícias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias