Neste domingo, dia 28 de julho, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), celebra o Dia do Agricultor. Essa data é dedicada a reconhecer e homenagear os homens e mulheres que dedicam suas vidas ao intenso trabalho de cultivar a terra e produzir alimentos. O papel dos agricultores e agricultoras ultrapassa a barreira do simples cultivo da terra, pois são essenciais para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e emprego nas áreas rurais e sendo guardiões da nossa segurança alimentar.
O Tocantins, um estado relativamente jovem no cenário brasileiro, tem experimentado uma transformação significativa em seu setor agrícola nas últimas décadas. Antes, muitas áreas de pastagem nativas e de baixa capacidade de produção eram vistas às margens das rodovias; hoje, vê-se um mar verde de lavouras. Isso é fruto do trabalho árduo dos agricultores e agricultoras, que buscam sempre se qualificar e utilizar insumos e máquinas modernas para ampliar os rendimentos agrícolas de forma sustentável.
Segundo o secretário Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, esse momento é muito importante para a agricultura, abrangendo pequenos, médios e grandes produtores, todos contribuindo para a produção e segurança alimentar do povo tocantinense. A agricultura é uma das atividades que mais gera renda, movimentando o agronegócio. "Os investimentos vão desde capacitações para técnicos que auxiliam os produtores, até infraestrutura, como a melhoria das estradas e a construção de novas pontes, além de incentivos para atrair novas empresas do setor agro, principalmente fornecedores de insumos agrícolas, e o fomento com o fornecimento de sementes, fertilizantes e corretivos para a agricultura familiar", complementou o secretário.
No Tocantins, os agricultores e agricultoras são responsáveis por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB). Observando as exportações do estado, mais de 95% são provenientes do agronegócio, com produtos como arroz, feijão, gergelim, soja, milho e frutas tendo grande participação nas exportações.
De acordo com o professor e engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior, nos últimos 10 anos, a área plantada de grãos cresceu mais de 75%, enquanto a produção aumentou 82%. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que o Tocantins é o 9º maior produtor de grãos do país, tendo a soja como principal ativo, sendo também o 9º maior produtor da federação. "Na produção de hortifrutis, a evolução foi muito grande. Antes, a produção se concentrava em abacaxi e pequenas hortas. Com a criação dos projetos hidroagrícolas, temos frutas como banana, maracujá, manga, coco, citros e olerícolas como melancia, melão, além das folhosas facilmente encontradas nos supermercados e feiras livres", destacou Teixeira.
Além disso, conforme o engenheiro agrônomo e professor Thadeu Teixeira, a agricultura no Tocantins evoluiu de forma significativa nas últimas décadas, tornando-se um dos principais motores da economia do estado. Grande parte dessa evolução se dá pela parceria público-privada. "A cada dia chegam novas empresas aportando recursos significativos nas diferentes regiões do estado. São exemplos a instalação de novas usinas de etanol de milho, com grandes investimentos gerando inúmeros empregos, a chegada de novas cooperativas que organizam e auxiliam os produtores, revendas de máquinas próximas aos produtores, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com pesquisas em diferentes culturas, auxiliando os agricultores em diversos segmentos", detalhou.
O professor ressalta também que "o governo do Tocantins é destaque no apoio aos produtores. Do pequeno ao grande, o estado nunca esteve tão bem amparado, com técnicos do Ruraltins bem capacitados, a agência de defesa agropecuária Adapec prestando um serviço de excelência e a Seagro fomentando a todos com as políticas públicas necessárias para impulsionar ainda mais o desenvolvimento sustentável do Tocantins".
Da redação Ponto Notícias