O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, anunciou durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), em São Paulo, que a China retomou a compra de carne de frango e derivados do Brasil, exceto do Rio Grande do Sul. Na noite anterior, o México também confirmou a retomada das compras de carne de frango brasileira, mas manteve a suspensão sobre o estado gaúcho.
José Eduardo dos Santos expressou esperança de que as compras de carne de frango do Rio Grande do Sul sejam retomadas pela China e pelo México em breve. Ele estimou que, no caso da China, a retomada das compras do Rio Grande do Sul poderia ocorrer dentro de 15 dias.
No Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), a questão da demora na retirada dos embargos às exportações avícolas do Rio Grande do Sul foi amplamente discutida. Lideranças da cadeia produtiva, autoridades e representantes do serviço oficial participaram do debate, focando nos impactos que o embargo tem causado ao setor. O estado enfrentou recentemente um problema sanitário, um caso isolado da doença de Newcastle, que foi rapidamente erradicado graças à ação coordenada entre os serviços técnicos do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual de Agricultura.
A discussão girou em torno da necessidade de reverter os embargos, uma vez que o problema foi resolvido e o estado está novamente em condições de exportar com segurança. As lideranças do setor esperam que, com as medidas sanitárias adequadas já implementadas, as exportações do Rio Grande do Sul possam ser retomadas em breve, contribuindo para a recuperação econômica do setor avícola no estado.
Durante o Siavs, o presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Eduardo Santos, destacou a importância de derrubar os embargos às exportações avícolas do Rio Grande do Sul. Santos enfatizou que o Brasil cumpriu seu papel ao erradicar o foco da doença de Newcastle e comunicou à Organização Mundial de Saúde Animal sobre o encerramento do problema. Ele pediu que o governo estadual e o Ministério da Agricultura (Mapa) reforcem essa mensagem para que os embargos sejam suspensos. “Fizemos um trabalho exemplar de erradicação, controle e vigilância”, afirmou.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também defendeu a suspensão dos embargos, reiterando que o Mapa já decretou o fim da doença e que há total segurança sanitária na produção do estado. Leite destacou a importância da integração do setor, não apenas do ponto de vista comercial, mas também na capacitação técnica e no alinhamento de conhecimentos, fatores essenciais para manter a segurança e a competitividade da produção avícola.
Nesta semana, a Asgav lidera uma comitiva de cerca de 60 representantes da cadeia produtiva de aves e suínos no Siavs, incluindo empresários, produtores e profissionais do serviço oficial. Eduardo Santos elogiou a feira, destacando o dia produtivo com informações positivas e a participação de diversos expositores. Ele ressaltou que a feira reflete a força da produção de proteína animal no Brasil, que é um motor importante da economia do país.
Da redação Ponto Notícias
Mín. 26° Máx. 43°