O Governo do Tocantins está participando do Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), o maior evento da indústria frigorífica do Brasil, que começou na terça-feira, 6, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP. O evento conta com a presença de mais de 100 empresas e cooperativas do setor. A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) montou um estande para promover as vantagens econômicas, logísticas e os incentivos fiscais oferecidos para investimentos no Tocantins.
O estande institucional, apoiado pelo Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) e financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), serve como um ponto de suporte para as equipes técnicas da Sics, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea). Estas equipes são responsáveis por apresentar dados sobre as cadeias produtivas e as condições favoráveis para atrair investidores potenciais.
O secretário-executivo e superintendente de Desenvolvimento Econômico da Sics, Vinicius Pimenta, participou do primeiro dia do Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs) e destacou a importância da colaboração entre os órgãos estaduais para promover o Tocantins. Ele mencionou: “Nosso objetivo é levar o Tocantins e todo seu potencial para os investidores. O governador Wanderlei Barbosa tem trabalhado incansavelmente para tornar nosso Estado ainda mais atrativo e seguro para as empresas. Nossa participação no evento é uma oportunidade para sentar e conversar com empresários de todo o mundo. Por isso, a Sics montou essa estrutura e, juntamente com nossos parceiros de outras secretarias, trouxemos uma equipe que conhece o que o Tocantins tem de melhor a oferecer.”
Thiago Tardivo, diretor de Aquicultura da Sepea, ressaltou o alinhamento entre as secretarias como um sinal do compromisso do Governo do Tocantins com o desenvolvimento socioeconômico. Ele afirmou: "Essa transversalidade entre as secretarias é importante para que possamos chegar ao nosso objetivo: trazer investimento, gerar emprego e renda ao nosso Tocantins. Então, precisamos trabalhar em conjunto para mostrar essas potencialidades e transformar em realidade o nosso Estado com crescimento, produção e retorno financeiro."
O trabalho colaborativo entre os órgãos estaduais tem gerado resultados significativos na atração de empresários e produtores rurais interessados em investir no Tocantins. André Pessamilio, diretor de produção do Grupo Alvorada, visitou o estande do governo no primeiro dia do evento para esclarecer dúvidas e conhecer a política de incentivos fiscais. “Buscamos áreas para a produção de grãos e achamos, no Tocantins, uma região muito boa, com solos bons e produtivos. Isso nos incentivou a investir lá. A partir de outubro, estaremos assumindo uma propriedade com intenção de produzir e comercializar grãos,” explicou.
O estande do Governo do Tocantins no Siavs 2024 ocupa uma área de 24 m² e conta com uma equipe composta por três servidores técnicos da Sics, três da Seagro e um da Sepea. A expectativa é de que o espaço receba cerca de 300 visitantes por dia.
O Siavs é o maior evento da indústria de proteína animal do Brasil, reunindo toda a cadeia produtiva do setor, incluindo mais de 100 empresas e cooperativas produtoras, exportadoras e fornecedoras das indústrias de aves, suínos, bovinos, ovos e peixes, além de empresas de genética, farmacêuticas, químicas, produtoras de insumos e tecnologias. O evento, que ocorre até esta quinta-feira, 8, inclui palestras e apresentações de startups sobre tecnologias voltadas para produtividade, sustentabilidade e inovação na produção. São esperados mais de 25 mil visitantes, dos quais cerca de 2,5 mil são produtores rurais.
Da redação Ponto Notícias
Mín. 26° Máx. 43°