Os brasileiros na luta “contra a censura”, anunciando que levará o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos, em uma tentativa de reverter a situação no Brasil.
A declaração foi divulgada em uma nota no Twitter/X neste sábado (31), após a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que resultou na suspensão da rede social no Brasil. Apesar do microblog ter sido desativado no país, usuários brasileiros ainda conseguem acessá-lo fora do território nacional e continuam a compartilhar capturas de tela de postagens em outras plataformas digitais. O Conexão Política utilizou essa abordagem para continuar relatando as mensagens, mantendo a cobertura de interesse público e a relevância jornalística da situação.
Uma nota divulgada pela Alliance Defending Freedom (ADF) expressou apoio ao deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) na sua oposição à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ADF se comprometeu a se unir ao parlamentar na luta pela liberdade no Brasil. Este movimento ocorre após Moraes ter ordenado a suspensão do X/Twitter no país na sexta-feira (30), devido à recusa de Elon Musk, proprietário da rede social, em nomear um representante legal no Brasil.
A decisão do STF veio após Musk ter fechado o escritório da empresa no Brasil na semana anterior, em resposta a ameaças de prisão aos funcionários feitas pelo ministro, por não cumprir ordens de censura.
Da redação Ponto Notícias
Mín. 26° Máx. 43°