A partir de quinta-feira, 5, o Governo do Tocantins, em colaboração com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e outros parceiros, dará início à retomada do Projeto de Recebimento Itinerante (RI) para a coleta de embalagens vazias de produtos químicos agrícolas. O projeto, que visa atender pequenos e médios agricultores, será implementado em 13 municípios ainda este ano, incluindo seis em setembro.
Carlos César Barbosa, gerente de inspeção vegetal da Adapec, explicou que a agência é responsável por educar os produtores rurais sobre a importância da devolução das embalagens. A Adapec realiza visitas a propriedades e promove palestras em escolas rurais e assentamentos para conscientizar sobre a correta devolução, armazenamento, uso de equipamentos de proteção individual (EPI), e cuidados no manuseio e aplicação dos produtos.
A Adapec orienta que os pequenos e médios agricultores das cidades participantes e das áreas vizinhas entrem em contato com o escritório da agência para obter informações sobre os locais e horários de devolução das embalagens. As atividades do Projeto de Recebimento Itinerante também atendem produtores de municípios próximos aos locais onde o projeto está sendo realizado.
Em setembro, as coletas acontecerão nas seguintes datas e locais: em Itacajá no dia 5; em São Valério e Alvorada no dia 13; em Combinado no dia 18; em Araguaçu no dia 21; e em Ponte Alta do Tocantins no dia 26.
O Projeto de Recebimento Itinerante é coordenado por diversas entidades, incluindo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), e várias centrais regionais, como a Central de Silvanópolis, gerida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia); a Central de Pedro Afonso, administrada pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuários do Médio Norte Tocantinense (Atria); e a Central de Imperatriz/MA, conduzida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart). A Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (Adiato) também está envolvida. O projeto conta ainda com a colaboração do Governo do Tocantins, através da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), além de prefeituras municipais e sindicatos rurais.
Da redação Ponto Notícias
Mín. 26° Máx. 43°