O governo de Tocantins, através do Ruraltins, está participando de um projeto inovador junto à Embrapa Pesca e Aquicultura, focado na nutrição e manejo alimentar de tambaquis em viveiros. A iniciativa visa aprimorar a eficiência tanto na alimentação quanto na produção da espécie, com o intuito de validar novas tecnologias relacionadas à dosagem e frequência da alimentação nos sistemas de criação da região.
A iniciativa está sendo implementada nas áreas do Bico do Papagaio, Araguaína e Porto Nacional, com o acompanhamento técnico de pisciculturas locais. O Ruraltins desempenha um papel crucial como parceiro no projeto, colaborando desde a elaboração da metodologia, seleção das propriedades participantes, até a assistência técnica oferecida aos produtores e a coleta de dados para avaliação dos resultados.
O engenheiro de pesca do Ruraltins, Andrey Chama, destacou a importância da participação do órgão no projeto para assegurar que as inovações tecnológicas da Embrapa sejam efetivamente implementadas pelos produtores rurais. Ele explicou que o Ruraltins esteve presente desde o início, colaborando na elaboração da metodologia e em sua aplicação prática. Segundo Andrey, o objetivo é garantir que essas novas práticas de manejo sejam disseminadas de forma eficaz, validando as tecnologias para serem aplicadas no trabalho de assistência técnica e extensão rural em todo o Tocantins.
A pesquisadora Ana Paula Oeda Rodrigues, da Embrapa, ressaltou que a colaboração com o Ruraltins é crucial para o sucesso do projeto. Segundo ela, a equipe está atuando diretamente com produtores familiares, implementando intervenções tecnológicas, como novos protocolos de alimentação, para melhorar a eficiência produtiva do tambaqui e seus híbridos. Ana Paula também destacou que a expectativa é que os resultados obtidos possam ser replicados em outras regiões do Brasil, promovendo o crescimento da piscicultura familiar no país.
Com a colaboração de entidades como o Ruraltins e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Tocantins, a iniciativa visa estabelecer a piscicultura como uma opção sólida para diversificação de produção e incremento de renda para os produtores familiares. Durante os dois ciclos produtivos monitorados, serão promovidas atividades de transferência de tecnologia, incluindo dias de campo e análises dos efeitos da implementação dessas tecnologias, com a meta de expandir o êxito do projeto para outras regiões.
A colaboração entre o Governo do Estado e a Embrapa evidencia o empenho em fortalecer a cadeia produtiva de peixes redondos no Tocantins, promovendo a sustentabilidade e o crescimento da piscicultura familiar.
A colaboração entre o Governo do Estado e a Embrapa destaca o compromisso com o aprimoramento da cadeia produtiva de peixes redondos no Tocantins, impulsionando a sustentabilidade e o avanço da piscicultura familiar.
Da redação Ponto Notícias l Com informação Secom Tocantins
Mín. 24° Máx. 42°