O governador Wanderlei Barbosa participou da cerimônia de posse do juiz Marcelo Faccioni como titular da corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O evento marcou um momento importante para a Justiça Eleitoral do estado, consolidando a trajetória de Faccioni, que acumula anos de experiência no Judiciário.
O juiz Marcelo Augusto Faccioni, com carreira iniciada em 1996, já exerceu sua função em diversas comarcas do Tocantins. Sua atuação se estende por cidades como Tocantinópolis, Araguatins, Itaguatins, Axixá, Ananás, Araguaçu, Araguaína e Augustinópolis, consolidando sua confiança como magistrado competente e comprometido.
O governador Wanderlei Barbosa esteve presente na cerimônia de posse do juiz Marcelo Faccioni como titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para o biênio 2024/2026, realizado nesta terça-feira, 22, em Palmas. O evento contou com a participação de importantes autoridades, incluindo o presidente do TRE-TO, João Rigo Guimarães, além de outros membros da corte e representantes locais. A cerimônia aconteceu no auditório do Pleno do TRE-TO.
Durante o discurso, o governador destacou a relevância da imparcialidade do Tribunal e sua importância para garantir eleições regulares e transparentes. Ele também parabenizou a chegada de Marcelo Faccioni, expressando confiança de que o novo titular contribuirá de forma significativa com os julgamentos e análises documentais no TRE, em prol da democracia, liberdade de expressão e transparência.
O juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni foi eleito como membro eleito da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) em uma sessão ordinária realizada no último dia 3 de outubro no Plenário do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). A composição original do TRE-TO inclui sete juízes, sendo dois desembargadores, dois juízes de direito, um juiz federal, dois representantes da classe dos juristas e um procurador eleitoral regional.
Ao assumir o cargo, Faccioni expressou sua profunda honra e senso de responsabilidade, enfatizando que esse momento representa uma nova etapa em sua carreira, que conta com mais de 27 anos de experiência na magistratura. O magistrado também destacou seu compromisso renovado com a democracia e a Justiça Eleitoral no Tocantins, refletindo a importância de seu novo papel na Corte.
Marcelo Faccioni, formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru (SP) em julho de 1993, iniciou sua carreira como estagiário no Ministério Público de São Paulo, onde atuou entre 1991 e 1993. Após isso, trabalhou como advogado de 1993 a 1996 , mantendo registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP). Além de sua formação em Direito, é mestre em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Atualmente, Faccioni preside a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Coave) do TRE-TO. Ingressou na magistratura do Tocantins em dezembro de 1996 e possui uma vasta experiência, tendo atuado em diversas comarcas, incluindo Tocantinópolis, Araguatins, Itaguatins, Axixá, Ananás, Araguaçu, Araguaína e Augustinópolis.
Da redação Ponto Notícias
Mín. 21° Máx. 26°