Segunda, 14 de Julho de 2025
19°C 33°C
Palmas, TO
Publicidade

Israel Intensifica Monitoramento nos Países da América Latina devido ao Crescimento do Hezbollah

Preocupações com a Presença de Grupos Radicais e Suas Implicações para a Segurança

Por: Redação Fonte: Redação
24/10/2024 às 10h00
 Israel Intensifica Monitoramento nos Países da América Latina devido ao Crescimento do Hezbollah
Autoridades israelenses estão atentas ao aumento de atividades ligadas ao Hezbollah e aos radicais iranianos na América Latina.

Israel está acompanhando a situação em diversos países da América Latina devido ao crescimento de indivíduos associados ao grupo extremista Hezbollah e aos radicais iranianos. Essa preocupação tem sido destacada, de acordo com informações divulgadas pelo blog de Luiz Felipe Zamataro, do R7.

O jornalista consultou fontes da embaixada israelense localizada na Costa Rica para obter mais detalhes sobre esse monitoramento. Vários países da região já identificaram a presença de bases desses grupos hostis ao judaísmo, incluindo o Brasil.

A fonte revelou que, conforme noticiado em novembro de 2023, ocorreram detenções de ativistas do Hezbollah no Brasil, expressando preocupação de que existem outros casos ainda não identificados.

Continua após a publicidade

Além da situação no Brasil, existem outros incidentes. Os serviços de inteligência de Israel colaboraram com as nações da América Latina para identificar e capturar membros de organizações terroristas. Em 2023, foram realizadas operações conjuntas na Argentina, Colômbia, México e Peru.

Diversas nações da América Latina estão sob vigilância de Israel devido ao crescimento do número de indivíduos associados ao grupo terrorista Hezbollah e aos radicais iranianos. Essa apreensão foi destacada em informações do blog de Luiz Felipe Zamataro, do R7.

O jornalista obteve relatórios de representantes da embaixada israelense na Costa Rica sobre essa supervisão. Vários países já identificaram a presença de bases desses grupos antissemitas, sendo o Brasil um deles.

Continua após a publicidade

Uma fonte destacada que, conforme divulgada em novembro de 2023, ocorreu a detenção de ativistas do Hezbollah no Brasil, expressando preocupação com a possibilidade de existirem outros casos ainda não descobertos.

Além do ocorrido no Brasil, há relatos de que serviços de inteligência de Israel colaboraram com nações da América Latina para identificar e prender membros de grupos terroristas. Ao longo de 2023, foram realizadas operações conjuntas em países como Argentina, Colômbia, México e Peru.

Um representante da embaixada israelense na Costa Rica expressou preocupação sobre a existência de outros grupos ainda não identificados, temendo que possam se proliferar em países com regimes hostis, como Venezuela e Nicarágua.

Em janeiro de 2022, Daniel Ortega, líder da Nicarágua, recebeu um oficial iraniano que está foragido na Argentina devido à sua participação em atos terroristas ocorridos em 1994. Essa situação gera apreensão em Israel, que teme que a Nicarágua se transforme em um centro de treinamento e recrutamento para terroristas na América Latina.

Da redação Ponto Notícias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias