Ainda existem muitos mitos e tabus quando se trata das questões íntimas femininas, o que pode dificultar a compreensão e o cuidado adequado com a saúde dessa região. A hipertrofia dos lábios vaginais é o aumento ou alteração excessiva da vulva (parte externa do aparelho genital feminino), que pode ser causado por fatores genéticos, hormonais, envelhecimento ou após o parto, o que causa constrangimento às mulheres que enfrentam esse problema.
De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), nos últimos três anos, o número de intervenções de ninfoplastia (ou labioplastia) cresceu 33% no mundo. O Brasil lidera esse ranking, com 20.334 pacientes em 2020, seguido pelos Estados Unidos, com 13.697 cirurgias. Celebridades como Anitta, Deolane Bezerra e Gretchen já se submeteram à intervenção, a expectativa é que a procura por esse tipo de procedimento continue alta no próximo ano.
Para esclarecer alguns pontos sobre o tema, conversamos com a Dra. Mirelle José Ruivo, ginecologista, obstetra e CEO da Mulherez, rede especializada em rejuvenescimento íntimo.
Para quem é indicado?
“É recomendada para quem tem excesso de pele ou sofre com problemas anatômicos na região íntima, como dor crônica ou desconforto durante atividades físicas e sexuais. Também é uma opção para quem não está satisfeita com a aparência, o que pode afetar a autoestima”, explica Mirelle.
Ela ressalta que pode ser realizada a partir dos 18 anos, embora isso não seja uma regra, pois a indicação depende de cada caso.
O procedimento é dolorido?
“É realizada com o uso de laser, com uma duração média de 50 minutos, recebendo alta no mesmo dia, sendo indolor, ao ser aplicado anestesia local, o desconforto é mínimo”, esclarece a médica.
Quais são as vantagens?
“Elimina totalmente os incômodos, como dores e irritações, que podem surgir ao usar roupas apertadas ou até ao se sentar. Também melhora a vida sexual, aumentando o desejo e o prazer. Isso ajuda a paciente a se sentir e melhora a qualidade de vida”, conclui a ginecologista.
Sobre a Mulherez
A Dra. Mirelle José Ruivo, ginecologista e obstetra, iniciou sua carreira na estética em 2016, com um pequeno consultório, após enfrentar dificuldades pessoais e profissionais ao mudar-se para Cianorte, PR. Em 2024, a clínica evoluiu para a rede Mulherez, a primeira rede no franchising em cirurgia e rejuvenescimento íntimo, além de transplante de sobrancelhas. Atualmente, a clínica possui quatro unidades e planeja fechar o ano com 50 clínicas vendidas, com uma expectativa de faturamento acima de R$ 4 milhões.
Da redação Ponto Notícias l Saúde