A Polícia Civil iniciou uma operação com o objetivo de desestruturar uma organização criminosa originária de São Paulo, que atuava na distribuição de drogas em diversas partes do estado. Durante a operação, as equipes cumpriram mandatos de prisão e busca em diferentes locais, abrangendo seis municípios. O foco é desmantelar a rede de tráfico e desbaratar as atividades ilegais do grupo criminoso.
A Polícia Civil do Tocantins iniciou uma operação na manhã desta terça-feira, 10, para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em diversas cidades do estado, incluindo Paraíso do Tocantins, Palmas, Divinópolis do Tocantins, Porto Nacional, Araguaína e Xambioá . O objetivo da ação é desmantelar uma célula de uma facção criminosa originária de São Paulo, que atua em todo o território nacional. Até o momento, dez pessoas foram localizadas e presas durante a operação.
Uma investigação realizada pela 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic) revelou que a célula desarticulada é responsável pela gestão dos pontos de venda de drogas em diversas localidades do Tocantins. Sob a liderança do delegado Antônio Onofre Oliveira da Silva Filho, os mandados de prisão e busca estão sendo cumpridos em residências de membros da facção criminosa e também em unidades penais do Paraíso do Tocantins e Palmas, onde alguns alvos já foram encarcerados. As investigações apontam que os crimes envolvem organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico, com alguns dos alvos também envolvidos na cobrança de dívidas relacionadas ao tráfico.
A operação conta com uma força-tarefa composta por diversas unidades da Polícia Civil, incluindo a 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic), a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), e as Divisões Especializadas de Repressão a Narcóticos (Denarcs) de Palmas e Araguaína. Além disso, participe das Divisões Especializadas de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Palmas e Araguaína, como Deics de Palmas, Araguaína e Porto Nacional, a 63ª Delegacia de Polícia de Paraíso, a 70ª Delegacia de Polícia de Porto Nacional, e o Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote). Juntas, essas unidades estão intensificando as ações para combater a criminalidade no estado.
Da redação Ponto Notícias l Secom Tocantins