A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico e controladora da Investco e Enerpeixe no Tocantins, destinará R$ 12,6 milhões a 26 projetos sociais selecionados pela Chamada de Projetos Incentivados - Sim para Cuidar do Futuro. Dentre os estados contemplados, o Tocantins se destaca como uma das oito localidades que receberão as iniciativas, que serão realizadas ao longo de 2025, reforçando o compromisso da EDP com o desenvolvimento social na região. Os outros estados beneficiados são Amapá, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.
O objetivo é que os projetos contribuam para melhorar as condições de vida e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades nessas regiões, por meio de atividades em diversas frentes, como capacitação e formação para a geração de emprego e renda, empoderamento cultural, acesso ao esporte, proteção da biodiversidade, conscientização sobre as mudanças climáticas e a economia circular.
As propostas foram avaliadas considerando a estratégia de investimento social da EDP, que tem como prioridades os pilares Educação para o Futuro e Energia do Amanhã. Além do alinhamento à estratégia, também foram considerados fatores como o impacto social, itinerância e contribuição para a transição energética justa.
São iniciativas culturais, esportivas e de saúde que receberão os recursos por meio das Leis Federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte, da Lei do Idoso, do Fundo da Criança e do Adolescente, e do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).
"A Chamada de Projetos reafirma o compromisso da EDP em oferecer experiências e oportunidades para as comunidades nas regiões onde atuamos. São iniciativas refletem o nosso objetivo em contribuir para uma sociedade melhor, mais justa e inclusiva", afirma Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul.
A Chamada de Projetos Sociais complementa outras iniciativas da EDP, como o edital Energia Solidária, por exemplo, e está alinhada ao Y.E.S. - You Empower Society, programa global da companhia para desenvolver e apoiar projetos de responsabilidade social para uma transição energética justa.
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul - Brasil, Chile e Colômbia - a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
Da redação Ponto Notícias l Com informação Cecília Santos