Terça, 21 de Janeiro de 2025
21°C 28°C
Palmas, TO
Publicidade

Operação Piracema 2024/2025 realiza apreensões e fiscaliza os rios do Tocantins

Com foco na preservação do ciclo reprodutivo das espécies aquáticas, a ação realizada na apreensão de materiais ilegais e na conscientização de pescadores e comunidades ribeirinhas.

Por: Redação Fonte: Redação
07/01/2025 às 08h00
Operação Piracema 2024/2025 realiza apreensões e fiscaliza os rios do Tocantins
Apreensão de redes de emalhar durante a Operação Piracema 2024/2025 realizada nos rios Tocantins e Araguaia.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu mais uma fase da Operação Piracema 2024/2025 nesta segunda-feira, 6. A ação foi realizada nos municípios de Araguatins e Esperantina, situados no norte do Estado, e verificada na apreensão de cerca de 2 mil metros de redes de emalhar e duas tarrafas.

A operação, que teve início na segunda-feira, 30 de dezembro, teve como objetivo garantir o cumprimento da Portaria nº 215/2024, que regulamenta o período de defesa da Piracema, focando na preservação do ciclo reprodutivo das espécies aquáticas. Durante as operações, as equipes reforçaram a fiscalização nos rios Tocantins e Araguaia, regiões com alta incidência de práticas ilegais, além de realizar patrulhamentos terrestres para combater a pesca predatória e o transporte ilegal de pescado.

Cândido José dos Santos Neto, gerente de fiscalização da Naturatins, destacou a importância das operações de fiscalização, que reúnem ações repressivas e educativas para combater a pesca predatória e promover a preservação ambiental. Ele afirmou: “Estamos atuando em várias frentes para garantir que as espécies tenham a oportunidade de se reproduzir de forma segura. A retirada de redes e materiais ilegais é um passo essencial para proteger nossos rios e a biodiversidade. Além disso, nosso trabalho também inclui educar as comunidades ribeirinhas e pescadores sobre a importância da pesca sustentável e o respeito às leis ambientais”.

Continua após a publicidade

A Operação Piracema vai além das apreensões. Além de retirar materiais ilegais, os fiscais realizaram palestras e conversas informais com os moradores das regiões fiscalizadas, ressaltando os impactos negativos da pesca predatória e o papel de cada cidadão na preservação ambiental. “A conscientização é parte essencial do nosso trabalho. Preservar os recursos naturais é uma responsabilidade coletiva, e esperamos que todos sejam aliados na proteção do meio ambiente”, completou o gerente da Naturatins.

O gerente Cândido José dos Santos Neto enfatizou que as operações de fiscalização continuarão de maneira intensiva até o término do período de defesa, marcado para 28 de fevereiro de 2025. Ele também destacou a importância da colaboração da população no combate aos crimes ambientais, podendo esta realizar denúncias nos canais oficiais do instituto, com a garantia de sigilo do denunciante, fortalecendo, assim, as ações de preservação e fiscalização.

As denúncias podem ser feitas por meio da Linha Verde 0800 063 11 55, através de mensagem pelo Verde Zap (63) 99106-7787, ou ainda via internet, no Portal de Serviços do site do Naturatins www .naturatins .to .gov . br ).

Continua após a publicidade

Da redação Ponto Notícias l Secom Tocantins

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias