O Projeto Germinar, que envolve a comunidade escolar da Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, está prestes a concluir mais uma etapa importante de seu cultivo. A equipa responsável, juntamente com os alunos do oitavo ano, tem-se dedicado ao cultivo de milho, com o objetivo de beneficiar a merenda escolar. O projeto, que visa promover a aprendizagem prática e sustentável, está alcançando resultados positivos, como a colheita de cerca de 3.000 espigas, que será utilizada no retorno dos estudantes após o recesso.
O grupo responsável pelo Projeto Germinar está se preparando para realizar a colheita de milho, marcada para a próxima sexta-feira, 10. A atividade ocorrerá em uma área de 3.500 metros quadrados localizada na Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, no bairro Jardim Aureny III, em Palmas. A ação faz parte das iniciativas de cultivo e aprendizagem no local, envolvendo a comunidade escolar no processo agrícola.
O cultivo do milho teve início no dia 31 de outubro do ano passado, e desde então passou por cuidados especiais para garantir seu desenvolvimento saudável. Durante o período de crescimento, foram realizadas duas adubações de cobertura, além de um monitoramento constante de planejamento, ações que foram coordenadas pela equipe do Projeto Germinar. Os alunos do oitavo participaram de todas as etapas do processo, desde o planejamento até o acompanhamento da evolução da cultura, proporcionando uma experiência prática e educativa para os estudantes envolvidos.
A previsão é que sejam colhidas cerca de 3000 espigas de milho, que passarão por um processo de beneficiamento, incluindo corte e congelamento, para que possam ser utilizadas na merenda escolar quando os alunos regressarem das férias. Este cultivo marca um momento significativo, pois, após três anos de plantios anteriores, foi uma vez em que foi adotado o plantio direto primeiramente, ou seja, sem a necessidade de gradear o solo antes da semelhança, uma técnica que visa melhorar o uso da terra e reduzir o impacto ambiental.
Além dos esforços para garantir a colheita do milho, o projeto tem planos de expandir suas atividades agrícolas. Utilizando uma técnica de plantio direto, que evita a necessidade de gradear ou solo, a equipe do Projeto Germinar já está se preparando para realizar um novo plantio de milho ainda neste mês. Conhecida como "safrinha", essa prática tem se mostrada vantajosa, já que permite o cultivo em épocas diferentes, aproveitando a terra de maneira mais eficiente.
Com o sucesso do atual plantio e as boas perspectivas para a "safrinha", o Projeto Germinar reforça seu compromisso com a educação ambiental e o aprendizado prático dos alunos. A continuidade do projeto não só contribui para o abastecimento da merenda escolar, mas também promove o engajamento dos estudantes com práticas agrícolas sustentáveis, preparando-os para o futuro de uma forma inovadora e educativa.
Da redação Ponto Notícias l Secom Palmas