Terça, 21 de Janeiro de 2025
21°C 28°C
Palmas, TO
Publicidade

Proposta de advertência sobre risco de câncer em rótulos de bebidas alcoólicas gera debate nos EUA

Cirurgião-geral defende alertas mais claros sobre o impacto do álcool na saúde, enquanto cenário político pode influenciar decisão.

Por: Redação Fonte: Redação
08/01/2025 às 23h00
Proposta de advertência sobre risco de câncer em rótulos de bebidas alcoólicas gera debate nos EUA
Debate sobre novos rótulos de bebidas alcoólicas inclui alertas mais específicos sobre o risco de câncer.

O principal responsável pela saúde pública dos Estados Unidos, Vivek Murthy, declarou que o consumo de álcool é uma das maiores causas de câncer passíveis de prevenção. Ele sugeriu que as bebidas alcoólicas passem a apresentar avisos de risco, semelhantes aos encontrados nos pacotes de cigarros.

A iniciativa surge em meio a discussões intensificadas sobre os perigos do consumo de álcool, até mesmo em quantidades moderadas. Estudos recentes indicam que o álcool pode ser responsável por aproximadamente 100 mil diagnósticos de câncer e 20 mil mortes relacionadas a ele a cada ano nos Estados Unidos, afetando tipos como mama, cólon, boca e garganta.

Por anos, o consumo moderado de álcool foi considerado benéfico para a saúde cardiovascular. No entanto, pesquisas mais recentes desafiam essa ideia, mostrando que até mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar o risco de câncer e problemas cardíacos, como a fibrilação atrial.

Continua após a publicidade

De acordo com Murthy, muitas pessoas pensam que consumir álcool dentro dos limites recomendados é seguro, mas as evidências indicam que o risco de câncer pode começar a partir de uma única dose diária.

Atualmente, as embalagens de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos já alertam sobre os perigos do consumo durante a gravidez, ao dirigir ou operar máquinas, além de fornecerem alertas gerais sobre a saúde. Murthy sugere que rótulos mais detalhados sejam incluídos, enfatizando como o álcool contribui para o aumento do risco de câncer.

A implementação dos novos rótulos, no entanto, depende da aprovação do Congresso, e do cenário político para essa mudança ainda é incerta. Figuras como o presidente eleito Donald Trump, que é abstêmio, e Robert F. Kennedy Jr., indicado para liderar o Departamento de Saúde, podem desempenhar um papel significativo na discussão sobre essa proposta.

Continua após a publicidade

Da redação Ponto Notícias 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias