Segunda, 14 de Julho de 2025
19°C 33°C
Palmas, TO
Publicidade

Golpes contra MEI: sabia como se proteger

Novos MEI são os alvos preferidos de criminosos que se aproveitam daqueles que ainda não estão totalmente familiarizados com as obrigações financeiras

Por: Redação Fonte: Redação
21/01/2025 às 16h30
Golpes contra MEI: sabia como se proteger
MEI são sistematicamente abordados por mensagens que oferecem descontos para pagamento de tributos com uso do PIX, links falsos, cobranças indevidas, entre outras fraudes, comolementa a analista.
O início do ano é o período em que muitos criminosos se aproveitam para aplicar golpes. Isso acontece porque essa é uma época de alta movimentação financeira, uma oportunidade para criação de falsas cobranças que se confundem com despesas reais.
Para quem já empreende o momento também requer atenção tendo em vista que o começo do ano também é o momento para regularizar pendências financeiras acumuladas. Com uso de táticas de pressão e mensagens alarmistas, os golpistas enviam mensagens que se destacam pelo tom de urgência ou ameaças de multas e bloqueios.
Também é nesse período que muitos empreendedores decidem se formalizar como Microempreendedores Individuais (MEI) ou fazer ajustes em seu pequeno negócio. “Os golpistas sabem que os novos empresários ainda não estão totalmente familiarizados com suas obrigações e exploram isso com mensagens fraudulentas sobre registros ou pagamentos”, comenta Lilian Callafange, analista de políticas públicas.
Os MEI são sistematicamente abordados por mensagens que oferecem descontos para pagamento de tributos com uso do PIX, links falsos, cobranças indevidas, entre outras fraudes, comolementa a analista. O Sebrae orienta que os donos de pequenos negócios devem ficar atentos às mensagens enviadas pelo Whatsapp, E-mail, correspondência e SMS. Na dúvida, a recomendação é buscar informações nos canais oficiais do Sebrae e do governo federal.
Um dos golpes mais comuns é o envio de falsas guias de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI). Clientes do Sebrae que são MEI costumam receber mensagens do Sebrae com o lembrete do dia de pagamento. Nesse caso, indica-se a emissão do boleto no portal do Sebrae. O microempreendedor também tem a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor, do governo federal, como pelo app MEI, da Receita Federal, ou ainda pelo app Meu Sebrae.
Quatro golpes comuns contra os MEI
1. Sites falsos para abertura de MEI
Os golpistas criam páginas falsas, simulando a identidade visual dos portais oficiais do governo, e cobram pela formalização do MEI. A formalização do MEI é sempre feita pelo portal Gov.br, de forma gratuita. O CNPJ é criado instantaneamente e não há nenhuma necessidade de pagamento de taxa.
Existem, também, empresas que oferecem o serviço de assistência para a abertura da empresa, mas que cobram valores muito acima do mercado, tornando o processo caro e inviável. “O Sebrae realiza esse serviço gratuitamente pelo 0800 e nos pontos de atendimento presenciais”, lembra o gerente de Relacionamento, Enio Pinto.
2. E-mails com solicitação de retificação
Fraudadores costumam enviar e-mails solicitando que o microempreendedor faça correções na Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN SIMEI), ou informando sobre pendências em sua declaração de Imposto de Renda. Eles aproveitam para incluir links e anexos maliciosos para infectar seu computador e obter acesso aos seus dados pessoais e bancários.
3. Cobranças de filiação ou taxas associativas indevidas
Esse golpe costuma acontecer por e-mail, telefone, SMS ou WhatsApp. Os golpistas dizem que o MEI deve um saldo referente a uma taxa anual associativa (tipo de taxa paga a associações comerciais ou empresariais) e enviam uma forma de pagamento, como um código do PIX ou código de barras.
“Lembramos que a condição de MEI não obriga ninguém a contribuir com qualquer associação por conta da abertura da empresa”, ensina o gerente. A situação é diferente quando o profissional decide por ele próprio se associar.
4. Propostas de empréstimos
Caso você precise de linhas de crédito ou empréstimos, procure por empresas já consolidadas no mercado. Tenha bastante cuidado na hora de fazer solicitações pela Internet, certificando-se de estar no site oficial dessas empresas. Se possível, prefira solicitar pessoalmente. Algumas instituições financeiras e o próprio governo podem oferecer propostas de crédito a taxas menores. Entretanto, é recomendado que o empresário sempre desconfie de ofertas pelo WhatsApp, SMS ou redes sociais.
 
Da redação Ponto Notícias  l  Agência Sebrae – ASN/TO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Microempreendedores poderão renegociar dívidas com até 70% de desconto e parcelamento estendido por meio do portal Regularize, da PGFN
Brasil Há 2 semanas

PGFN oferece até 70% de desconto para MEIs e empresas quitarem dívidas até setembro

Edital permite renegociação com prazos ampliados, linguagem simplificada e condições facilitadas para até R$ 45 milhões em débitos inscritos na dívida ativa

Indígenas participam de ações de reflorestamento em áreas tradicionais no Tocantins: protagonismo das comunidades é exigência nos projetos selecionados pelo edital
Sanidade de tilápias Há 3 semanas

Maior projeto de restauração florestal em Terras Indígenas abre chamada pública com R$ 150 milhões do Fundo Amazônia

Iniciativa do BNDES, MMA, MPI e Funai vai selecionar até 90 projetos no Mato Grosso e Tocantins; oficina online orienta entidades interessadas sobre inscrições até 19 de julho

Congresso Nacional durante sessão conjunta que derrubou vetos presidenciais sobre energia e Fundo Partidário, com apoio da maioria da bancada tocantinense.
Bancada do Tocantins Há 4 semanas

Maioria da bancada do Tocantins vota por medidas que podem aumentar conta de luz e Fundo Partidário

Parlamentares ajudaram a derrubar vetos que reintroduzem trechos polêmicos em projetos sobre energia e financiamento de partidos, com impacto bilionário até 2050

Durante palestra em Belo Horizonte, ministro Flávio Dino minimiza críticas antigas às urnas eletrônicas e diz que declarações pertencem a um momento anterior de sua vida
Brasil Há 4 semanas

Dino tenta justificar críticas antigas às urnas e diz que declarações foram “em outro contexto”

Ministro do STF afirma que falas contra o sistema eleitoral ocorreram há mais de 15 anos, antes da biometria e da auditoria atual; Bolsonaro usou trechos antigos em sua defesa

Ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados começam a ser interrogados pelo STF na investigação sobre tentativa de golpe
STF na Investigação Há 1 mês

STF inicia interrogatórios de Bolsonaro e aliados em inquérito sobre tentativa de golpe

Depoimentos serão colhidos nesta semana na Suprema Corte e antecedem as alegações finais antes do julgamento dos oito réus acusados de conspirar contra a democracia

Lenium - Criar site de notícias