Sábado, 22 de Março de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Chuvas de verão: quais são os cuidados nos condomínios?

Período de fortes chuvas causam grandes problemas, mas os contratempos e eventuais prejuízos podem ser minimizados com boa gestão e manutenção

Por: Redação Fonte: Redação
10/02/2025 às 16h30
Chuvas de verão: quais são os cuidados nos condomínios?
Líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário no Brasil

As chuvas de verão, conhecidas por sua intensidade e transtornos que costumam causar, estão entre as principais preocupações das administradoras de condomínio neste período do ano. Por isso, é fundamental intensificar as vistorias e antecipar possíveis problemas, já que tempestades fortes, acompanhadas de raios e vendavais, podem gerar infiltrações, alagamentos, quedas de energia e outros impactos significativos. 

A Superlógica, líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário no Brasil, destaca os principais cuidados e boas práticas essenciais para esse período:

  • Cuidados com infiltrações: vazamentos nas áreas comuns podem comprometer a estrutura do edifício e afetar as unidades. Realize inspeções periódicas e manutenções preventivas.

  • Geradores em funcionamento: faça vistorias regulares para garantir o abastecimento dos geradores. Em emergências, eles asseguram a iluminação de áreas essenciais, como portaria, escadas de emergência e estacionamento, além de evitar que moradores fiquem presos nos elevadores.
     
  • Preservação das áreas essenciais: limpe calhas, ralos e sistemas de drenagem regularmente para evitar alagamentos em períodos de chuva intensa.

  • Proteção dos equipamentos de segurança: garanta que câmeras de segurança e portões de acesso tenham nobreaks ou geradores dedicados para evitar falhas caso ocorra queda de energia.

  • Saídas de emergência desobstruídas: oriente funcionários e moradores sobre a importância de manter as saídas de emergência livres para garantir evacuação  segura quando necessário.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), há mais de 68 milhões de pessoas que moram em condomínios no país, que movimentam cerca de R$165 bilhões anualmente. A procura por condomínios tem crescido, principalmente por fatores como segurança e comodidade. A manutenção e a boa gestão dos condomínios são as principais medidas que garantem que estes espaços sejam excelentes opções de moradia.

Continua após a publicidade

 

Da redação Ponto Notícias l Cibele Lima

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias