Sábado, 22 de Março de 2025
22°C 30°C
Palmas, TO
Publicidade

Parlamentares do agro criticam medidas do governo para conter alta dos alimentos

Frente Parlamentar da Agropecuária afirma que zerar tarifas de importação não resolve a inflação e cobra políticas de apoio à produção nacional

Por: Redação Fonte: Redação
07/03/2025 às 09h00
Parlamentares do agro criticam medidas do governo para conter alta dos alimentos
Frente Parlamentar da Agropecuária questiona eficácia das medidas do governo e defende mais incentivos à produção nacional

O grupo que representa os interesses do setor agrícola no Congresso manifestou descontentamento com as decisões recentes da administração federal voltadas ao controle dos custos dos produtos básicos. Em comunicado oficial, a organização afirmou que as iniciativas adotadas são limitadas e não resolvem o problema de forma estrutural. Para a entidade, o verdadeiro motivo do aumento nos preços não está na disponibilidade dos produtos, mas sim na instabilidade das contas públicas, que influencia diretamente os gastos para produzir no país.

O governo decidiu eliminar as taxas de importação para diversos itens com o objetivo de baratear os custos para os consumidores. De acordo com o vice-presidente, essa iniciativa faz parte de um conjunto de medidas voltadas à contenção da alta dos preços no setor de alimentação.

Por outro lado, representantes do setor agrícola discordam da abordagem adotada. Para eles, o reflexo real nos valores dos produtos será percebido apenas com a entrada da nova produção nacional no mercado. Além disso, argumentam que transferir para os produtores a responsabilidade pelos efeitos da instabilidade econômica não é a solução para garantir preços mais acessíveis.

Continua após a publicidade

Os integrantes da bancada do agro também questionam a falta de medidas voltadas ao fortalecimento da produção interna. Para eles, reduzir tributos sobre produtos estrangeiros sem ampliar o suporte aos agricultores brasileiros pode gerar um impacto negativo no setor, tornando-o menos competitivo.

Diante desse cenário, o grupo defende a necessidade de antecipar as discussões sobre o próximo ciclo de financiamento agrícola. Além de garantir recursos e condições favoráveis para os produtores, eles cobram uma resposta do governo em relação às propostas apresentadas no início do ano, que visam soluções estruturais para os desafios do setor.

Os representantes do agro enfatizam que, embora a ampliação do sistema de inspeção possa trazer benefícios para a comercialização interna, a medida não resolve os desafios estruturais enfrentados pelo setor. Eles defendem que a competitividade e a sustentabilidade da produção nacional dependem de políticas que garantam previsibilidade e apoio contínuo aos agricultores.

Continua após a publicidade

Nesse contexto, a bancada do agro reitera a necessidade de um planejamento mais abrangente para fortalecer a produção interna. Para os parlamentares, apenas medidas estruturais e um diálogo mais próximo com o governo poderão assegurar um ambiente econômico estável, favorecendo tanto os produtores quanto os consumidores.

Da redação Ponto Notícias l Brasília

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias