A administração local de Goiânia, por intermédio de seu departamento responsável por modernização tecnológica, planeja destinar aproximadamente R$ 4 milhões para a compra de um novo equipamento. Esse investimento visa aprimorar a revisão de diversos sistemas em operação, buscando minimizar problemas técnicos que prejudicam serviços essenciais como assistência à saúde, gestão tributária e emissão de documentos fiscais.
O responsável pela área de inovação e transformação digital na cidade de Goiânia, Fábio Christino, destacou que a ausência de investimentos em anos recentes causou sérios obstáculos operacionais, afetando tanto os funcionários públicos quanto os cidadãos. "Estamos enfrentando um cenário crítico e nos esforçando para restaurá-lo. A modernização da infraestrutura será fundamental para otimizar os serviços e assegurar uma maior eficiência para a cidade", explicou. A expectativa é que os benefícios sejam sentidos dentro de dois meses.
Além da compra do novo servidor, a Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital está tomando ações imediatas para resolver problemas nos sistemas e garantir a continuidade dos serviços. A equipe da secretaria realiza ajustes técnicos contínuos e está criando novos processos para aprimorar o desempenho das plataformas digitais utilizadas pela gestão municipal.
A atualização da infraestrutura digital está inserida em um plano estratégico que envolve ações em diferentes prazos. Entre as principais iniciativas estão:
Seguindo a orientação do prefeito Sandro Mabel para modernizar as estruturas de gestão, a Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT) também lançou o programa "SIT CONSULTING", com o objetivo de oferecer consultoria para outras secretarias na digitalização de processos administrativos, ajudando a otimizar e modernizar as operações municipais.
A iniciativa já identificou várias oportunidades de aprimoramento, muitas das quais estão em fase final de validação para implementação. "Essas ações representam um avanço significativo para Goiânia na construção de um ambiente digital mais eficiente e acessível, conectando a tecnologia à população e fortalecendo a inovação na gestão pública", ressalta Christino.
A cidade está consolidando um planejamento estratégico que visa aprimorar a interação com os cidadãos por meio da utilização de novas ferramentas digitais. A implantação de novos processos e a adoção de soluções criativas para os desafios administrativos são passos fundamentais para alcançar uma gestão mais dinâmica e conectada com as necessidades da população.
O trabalho contínuo da Secretaria está focado em criar um ambiente mais eficiente, onde a tecnologia facilite a vida do cidadão e otimize os recursos públicos. Com ações bem planejadas e o suporte de parcerias sólidas, a capital goiana busca alcançar um novo patamar de qualidade e acessibilidade nos serviços prestados.
Da redação Ponto Notícias l Com informação Secom Goiânia