O município de Barreirinhas foi o local escolhido para a realização do segundo encontro promovido pela pasta estadual responsável pelo turismo no Maranhão. O evento, que teve como foco principal o fortalecimento das gestões regionais, ocorreu nos dias 25 e 26 deste mês. Durante o encontro, participaram gestores de municípios, empresários e representantes do setor turístico, que se reuniram para discutir ações e estratégias voltadas para o crescimento e desenvolvimento do turismo na região. As atividades ocorreram em dois locais importantes da cidade: um hotel renomado e uma instituição de ensino local.
Ao longo dos dois dias de evento, foram realizadas diversas atividades voltadas para o aprimoramento da gestão do setor, incluindo painéis e oficinas sobre temas como administração pública, sustentabilidade e novas abordagens para impulsionar o turismo nas regiões locais. Entre os tópicos discutidos, destacaram-se a inserção das cidades no Mapa do Turismo Brasileiro e o uso de ferramentas como o SISMAPA para aprimorar o planejamento turístico. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de participar de visitas técnicas, conhecendo de perto os principais atrativos turísticos de Barreirinhas, Paulino Neves e Tutóia.
A secretária de Estado do Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, destacou a importância da colaboração entre diferentes instâncias para o sucesso do setor turístico: "Todos os gestores dos diversos polos turísticos do Maranhão estão discutindo o envolvimento dos municípios no Mapa do Turismo. Porque o turismo é desenvolvimento econômico e social. Precisamos desenvolver uma visão integrada com o estado, os municípios e o Ministério do Turismo. Essas três instâncias juntas fazem o turismo acontecer."
O evento também contou com a presença do Ministério do Turismo (MTur), que apresentou opções de financiamento, como o Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Além disso, destacou a importância do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), enfatizando como essa ferramenta é crucial para garantir a segurança e criar novas oportunidades no setor.
A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, responsável pelo projeto, destacou a importância de garantir que todos os municípios do Brasil possam acessar os benefícios oferecidos pelo Ministério do Turismo. Ela afirmou que, ao estarem incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios poderão fortalecer o setor como um motor de desenvolvimento econômico, criação de empregos e valorização cultural.
Durante o evento, Patrick Araújo, presidente da Instância de Governança Regional Lençóis e Delta, afirmou que o encontro representava um sinal de fortalecimento do turismo no estado. Ele ressaltou que este foi o segundo Encontro de Gestores e destacou a importância de integrar os três setores fundamentais: a iniciativa privada, o poder público e a sociedade civil organizada. Araújo enfatizou que a prioridade deve ser sempre o turismo, que é a grande vocação da região.
O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, também destacou a importância do evento para a economia dos municípios. Ele ressaltou que o momento foi fundamental para capacitar gestores e secretários, permitindo o acesso a recursos e eventos que impulsionam a economia local. Amaral também parabenizou o governador Carlos Brandão pela iniciativa de proporcionar as condições necessárias para avançar no desenvolvimento do turismo no estado.
O prefeito de Primeira Cruz, Guilherme Aguiar, destacou a importância do turismo como um motor de desenvolvimento econômico. Ele afirmou que o turismo é uma das principais fontes de geração de renda para os municípios e que eventos como o II Encontro de Gestores fortalecem o objetivo de criar serviços que gerem empregos e promovam as belezas locais globalmente.
A Superintendente de Regionalização da Setur-MA, Aline Souza, afirmou que o evento superou as expectativas, tanto em termos de público quanto de número de municípios presentes. Ela ressaltou que foi uma oportunidade valiosa para integrar e compartilhar conhecimentos, especialmente com os novos gestores que assumiram após as eleições municipais. Aline destacou ainda que a realização do evento no Polo Lençóis e Delta permitiu a vivência prática da governança e da Instância de Governança Regional (IGR) já formalizada, proporcionando um aprendizado significativo para os participantes.
A Superintendente Aline Souza também destacou o sucesso do programa de regionalização e da oficina de projetos promovidos pela Setur-MA, mencionando que os participantes demonstraram grande apreço pelas iniciativas. Ela expressou a expectativa de que o terceiro encontro siga o mesmo caminho de sucesso, com ampla participação da rede de gestores, com o objetivo de continuar fortalecendo o turismo no Maranhão.
O lançamento do Polo Turístico Sertão Maranhense foi um dos momentos de maior destaque do evento. Agora integrado ao conjunto de polos turísticos do Maranhão, esse novo polo abrange os municípios de Presidente Dutra, Colinas, Passagem Franca, Nova Iorque, Pastos Bons, São João dos Patos e Buriti Bravo. A iniciativa busca promover novos roteiros turísticos e impulsionar o desenvolvimento da região, atraindo visitantes e potencializando a economia local.
A secretária Socorro Araújo destacou a importância da criação do Polo Sertão Maranhense como um marco para o turismo no estado. "Com essa iniciativa, ampliamos as oportunidades de desenvolvimento para esses municípios, promovendo maior integração entre as regiões e incentivando novos investimentos no setor", afirmou ela, ressaltando o impacto positivo que a ação trará para a economia e para o fortalecimento do turismo local.
A prefeita de Buriti Bravo, Luciana Borges, comemorou a inclusão do município no Mapa do Turismo, destacando que isso facilitará um contato mais próximo com a Setur-MA e o Ministério do Turismo. “Este é um momento único, principalmente, para o nosso município que, a partir de agora, está fazendo parte do Polo Turístico Sertão Maranhense. Ao todo, são dez polos para trocar experiência, conhecimento e enriquecer ainda mais o turismo do nosso município. E aqui nós também aprendemos com os representantes do Ministério do Turismo para que a gente possa desenvolver o turismo no Maranhão e, é claro, no nosso município”, afirmou com entusiasmo.
O Polo Turístico Sertão Maranhense foi lançado oficialmente, trazendo novas perspectivas de desenvolvimento para os municípios da região! Buriti Bravo, agora integrado, se prepara para alavancar o turismo local e regional.
Da redação Ponto Notícias l Com Info. Secom Maranhão