A Coordenadoria da Juventude do Piauí foi agraciada com o Selo Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade durante a solenidade do Março Mulher, realizada no Palácio de Karnak. Essa distinção reconhece instituições que implementam ações concretas em prol da igualdade no ambiente de trabalho.
O prêmio é uma iniciativa da Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), visando valorizar órgãos públicos e privados que se destacam na promoção de políticas afirmativas voltadas à equidade de gênero, ao enfrentamento do racismo e à valorização da diversidade.
Durante a solenidade do "Março Mulher", realizada no Palácio de Karnak, o Governo do Piauí lançou a campanha permanente "Sem Assédio Moral e Sem Assédio Sexual". Essa iniciativa, fruto da parceria entre as secretarias das Mulheres (Sempi), da Administração (Sead), da Fazenda (Sefaz) e a Ouvidoria-Geral do Estado, tem como objetivo promover um ambiente de trabalho seguro e livre de qualquer tipo de violência, por meio de debates e ações educativas que fortalecem políticas públicas voltadas à prevenção e combate ao assédio no funcionalismo público estadual.
Além disso, foi lançado o projeto "Maria da Penha vai às Escolas: Educação pela Vida das Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas", que visa implementar ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres em comunidades campesinas, florestais e ribeirinhas. Desenvolvido em parceria com as Escolas Famílias Agrícolas de diversos territórios do estado, o projeto promoverá 18 formações presenciais com multiplicadores e fortalecerá a articulação de uma rede de enfrentamento à violência.
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles sancionou a Lei nº 8.313/2024, que reserva 5% das vagas de emprego em contratos estaduais para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A Sempi será responsável por articular e monitorar a implementação da lei, garantindo sua efetividade e promovendo a inclusão social das beneficiárias.
O governador enfatizou que essas iniciativas reforçam o compromisso do Governo do Piauí com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violência de gênero. Ele destacou a importância de investimentos na conscientização da sociedade, especialmente nas escolas, para combater o machismo estrutural ainda presente na sociedade brasileira.
Da Redação Ponto Notícias l Secom Piauí