Sábado, 14 de Junho de 2025
23°C 32°C
Palmas, TO
Publicidade

Aprovado Relatório Anual do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína

Auditoria independente valida execução e transparência das obras, com 74% dos recursos já aplicados e conclusão prevista para 2026.

Por: Redação Fonte: Redação
29/03/2025 às 10h00
Aprovado Relatório Anual do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína
Auditores da Sá Leitão visitam as obras em andamento no Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, acompanhados pela UGP e Cobrape. l Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

O relatório referente ao programa de saneamento na cidade de Araguaína, que recebe apoio financeiro do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe - CAF, foi validado mais uma vez, pela quinta vez consecutiva, por uma auditoria externa realizada no começo de março. Esse processo inclui a revisão das informações financeiras e operacionais como parte da prestação de contas ao patrocinador do projeto.

Juntamente com a equipe da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) e da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), os profissionais da Sá Leitão, empresa especializada em auditoria, consultoria e governança corporativa com sede em Recife (PE), realizaram visitas às obras em andamento e às já concluídas ao longo de 2024. Além disso, realizaram a análise dos relatórios financeiros relacionados ao projeto.

"Durante as inspeções, apresentamos aos auditores os relatórios financeiros do projeto, os documentos de contratações e o progresso das obras. Conseguimos a aprovação de todos os processos, sem nenhuma restrição, pelo quinto ano consecutivo. Isso demonstra a transparência e a precisão no uso dos recursos", afirmou o coordenador geral da UGP, arquiteto Cid Forghieri.

Continua após a publicidade

Os auditores realizaram visitas às obras em andamento na Avenida Governador Siqueira Campos (1ª e 2ª etapas) e nas três bacias de detenção sendo implantadas ao longo do córrego Neblina. A primeira etapa da Avenida Governador Siqueira Campos, que começa na Via Norte, próximo ao Jardim Goiás, e passa pelos setores Noroeste, Vila Rosário e Setor Couto Magalhães até a Avenida Castelo Branco, já atingiu 87,7% de execução. A segunda etapa, que irá conectar a Avenida Castelo Branco aos setores Universitário, Vila Santiago, Bela Vista e Vila Norte, já ultrapassou 43% de progresso.

Em relação às três bacias de detenção de águas pluviais, 36,7% dos recursos já foram aplicados, principalmente na execução da BND 3 – Bacia Castelo Branco, que está na fase final, com 80% das obras concluídas e previsão de início das operações no final do próximo mês. As vistorias foram realizadas em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. "As obras estão sendo realizadas conforme o estabelecido nos contratos firmados com a Prefeitura de Araguaína e dentro do cronograma", afirmou Leonardo Barbosa, sócio da empresa.

Após a inspeção das obras, a UGP apresentou aos auditores todos os demonstrativos relacionados ao projeto, incluindo os fundos recebidos, os desembolsos realizados, juntamente com as notas explicativas e informações financeiras complementares. Com base nos dados fornecidos e nas informações coletadas durante as vistorias, os auditores destacaram em seu relatório que a Prefeitura de Araguaína, por meio da UGP e da Secretaria da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, implementa mecanismos de controle adequados, com segregações de funções e controles eficazes sobre a movimentação dos recursos do empréstimo. Além disso, constataram que todos os processos de aquisição e contratação são analisados pela Comissão Permanente de Licitação (CPL), que a UGP adota práticas de comunicação e informação de maneira clara e transparente, e que uma empresa de auditoria independente acompanha toda a execução do projeto, visando fornecer uma opinião profissional e imparcial sobre as informações financeiras e operacionais exigidas pelo banco financiador.

Continua após a publicidade

O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína abrange a implantação de asfalto e drenagem em diversas vias, a construção de bacias de detenção e o desenvolvimento de vários parques urbanos e de preservação, como os parques Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel. Como parte das iniciativas do projeto, diversas obras de infraestrutura já foram realizadas em Araguaína, incluindo a implementação da Via Norte e a extensão da Avenida Campos Elísios, que foi revitalizada e conectada à BR-153. Além disso, foram executadas obras de drenagem, pavimentação e urbanização nos setores Morada do Sol 2, Alaska, Jardim América, Dona Nélcia, Itatiaia, Itaipu, Tocantins, Jardim Vitória, entre outros.

Atualmente, mais de 74% dos recursos do projeto já foram aplicados, e a conclusão total das obras está prevista para o segundo semestre de 2026.

 

Da redação Ponto Notícias l Com inf. Secom Araguína

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias