Sábado, 26 de Abril de 2025
23°C 32°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo do Tocantins discute diretrizes para implementação da rastreabilidade bovina

Processo de rastreabilidade faz parte do Plano Estratégico Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB) do Ministério da Agricu...

Por: Redação Fonte: Redação
14/04/2025 às 15h00
Governo do Tocantins discute diretrizes para implementação da rastreabilidade bovina
Rastreabilidade garante controle sanitário, segurança alimentar, eleva a qualidade da carne e amplia oportunidades l Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins

A defesa agropecuária tem evoluído e para trazer mais oportunidades e benefícios para o setor, equipes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) reuniram-se nesta segunda-feira, 14, para discutir diretrizes visando à implementação do Sistema de Rastreabilidade Bovina do Tocantins.

No estado, as ações seguem as diretrizes do Plano Estratégico 2025 – 2032, do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que possui quatro etapas a serem executadas nesse período para conclusão do processo de rastreabilidade dos bovinos no país até 2032.

Segundo o secretário da Seagro, Jaime Café, todas as estratégias estão sendo analisadas para que o produtor rural tenha a melhor otimização da gestão produtiva dos animais, melhoria no controle sanitário, bem como um rebanho mais valorizado para acesso a novos mercados. “A pecuária é a atividade econômica que ocupa a maior parte territorial do estado, precisamos desenvolver ainda mais com aumento da eficiência produtiva e do valor agregado”, destacou.

Continua após a publicidade

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou que a Agência está preparada para executar o processo de rastreabilidade. “Daremos o suporte necessário para apoiarmos as atividades com a união de esforços públicos e privados, e assim fomentar uma pecuária transparente, além do crescimento econômico”, ressaltou.

O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, explicou que o plano de ação está sendo construído com um grupo de trabalho voltado à rastreabilidade e à identificação individual de bovinos. “Estamos estabelecendo um calendário de execução de cada aspecto para ouvir as demandas e aperfeiçoarmos nosso sistema, com foco nos avanços com eficiência”, pontuou.

Vantagens da rastreabilidade

Continua após a publicidade

De acordo com o PNIB, a rastreabilidade do rebanho brasileiro com a identificação individual oferece um nível superior de controle sanitário eficiente, onde cada animal é registrado com um código único, o que permite monitorar e documentar seu histórico de manejo sanitário, movimentações e tratamentos de forma detalhada.

A rastreabilidade melhora a capacidade do controle sanitário; a segurança alimentar; mais agilidade no enfrentamento de questões de surtos e acesso a mercados internacionais mais exigentes.

Da redação Ponto Notícias l Com inf. Secom Tocantins

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
O juiz Jorge Amâncio de Oliveira assinou a sentença que proíbe a cobrança indevida de ligação de água pela BRK Ambiental no Tocantins. l Foto: BRK
Cobrança Indevida Há 11 horas

Justiça Proíbe BRK Ambiental de Cobrar Ligação de Água no Tocantins e Determina Devolução de Valores

Sentença do juiz Jorge Amâncio de Oliveira determina que a concessionária devolva aos consumidores os valores pagos pela ligação, corrigidos pela inflação e acrescidos de juros legais.

Inscrições abertas para o processo seletivo de Auxiliar de Inspeção Sanitária em Araguaína. Oportunidade para atuar no setor de inspeção sanitária de frigoríficos da cidade.
Araguaína Há 13 horas

Prefeitura de Araguaína abre inscrições para processo seletivo de Auxiliar de Inspeção Sanitária

: Vagas para frigoríficos de Araguaína exigem nível médio e experiência em inspeção sanitária federal.

Governador Wanderlei Barbosa participa da abertura da Agro 360, ao lado de autoridades e produtores, na Fazenda Estrela do Norte, em Peixe (TO)
4ª edição: Agro 360 Há 14 horas

Governador Wanderlei Barbosa participa da maior feira de agronegócio do sul do Tocantins

Com expectativa de movimentar R$ 500 milhões, a 4ª edição da Agro 360 reúne mais de 100 expositores, palestras, dinâmicas de máquinas e leilão de gado, com forte presença do governo e de empresas do setor produtivo.

A negociação será conduzida pelos procuradores do município, que terão a responsabilidade de analisar vários aspectos antes de formalizar o acordo, como o histórico fiscal do contribuinte
Araguaína Há 2 dias

Câmara de Negociação de dívidas com a Prefeitura de Araguaína evitará processos judiciais e bloqueio de contas

A ferramenta poderá ser usada por pessoas físicas e jurídicas para débitos já inscritos na Dívida Ativa, ou em litígio judicial ou administrativo, e abrange, principalmente, valores em atraso do IPTU, ITBI, algumas modalidades de ISS, multas de natureza punitiva, entre outros créditos tributários

 Os números refletem a importância dos pequenos negócios na estrutura de saúde do estado.
Tocantins Há 7 dias

Pequenos negócios representam mais de 92% das empresas médicas no Tocantins

Com o apoio do Sebrae, empreendimentos da saúde ganham força, ampliam serviços e fortalecem a economia local

Lenium - Criar site de notícias