Sábado, 14 de Junho de 2025
23°C 32°C
Palmas, TO
Publicidade

Comitê Estadual de Sanidade Avícola discute medidas de biosseguridade nas unidades de produção

Para reforçar a prevenção, a Adapec emitiu um comunicado a todos os escritórios locais para que intensifiquem ações de fiscalizações e vigilâncias ...

Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
23/05/2025 às 22h30
Comitê Estadual de Sanidade Avícola discute medidas de biosseguridade nas unidades de produção
Reunião ocorreu em Palmas com representantes da cadeia avícola - Foto: Majuh Souza/Governo do Tocantins

O Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa), formado por representantes da cadeia da avicultura no Tocantins e órgãos de fiscalização, reuniram-se nesta sexta-feira, 23, no auditório do Sescoop, em Palmas, para debaterem as medidas de biosseguridade nas unidades de produção e a defesa sanitária das aves no estado, para reforçar a prevenção de doenças.

O gerente de sanidade animal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Sérgio Liocádio, destacou a importância da reunião com a cadeia produtiva da avicultura. “A Adapec preside e organiza o Coesa e, devido ao país se encontrar em emergência sanitária e ao estado ter detectado a influenza de baixa patogenicidade e ter negativado para influenza aviária de alta patogenicidade, nós convocamos este Comitê que envolve toda a cadeia produtiva para discutirmos este caso e tratarmos das medidas que iremos tomar para reforçar a sanidade avícola no Tocantins”, pontuou.

“No Coesa, nós discutimos os desafios e as medidas que podem ser tomadas para melhorar o processo de biosseguridade na avicultura e manter o status sanitário que alcançamos. Por isso, é importante este alinhamento entre defesa sanitária e a produção”, ressaltou o gerente de operações da granja Ovo Nobre, do município de Fátima.

Continua após a publicidade

Durante a reunião, foi apresentado um relato de como foi feito o atendimento ao caso suspeito de gripe aviária em Aguiarnópolis, com esclarecimentos por parte da Adapec e do representante da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA/TO), Welciton Assunção Alves.

Foi ainda debatida a intensificação, com vigilância passiva por parte dos responsáveis técnicos e/ou granjeiros; alinhamento de estratégias de ação conjunta para proteger a sanidade avícola no Tocantins; estreitamento de parcerias com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), entre outros e medidas para conter a expansão de granjas irregulares.

Reforço na fiscalização

Continua após a publicidade

A Adapec emitiu nesta sexta-feira, 23, um comunicado a todos os escritórios locais para que reforcem e intensifiquem as ações de fiscalizações e vigilâncias em cumprimento à Instrução Normativa nº 56, de 4 de dezembro de 2007, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece os procedimentos para registro, fiscalização e controle dos estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais.

Participação

Participaram da reunião representantes de empresas do segmento avícola, responsáveis técnicos por granjas, SES/TO, Mapa, Seagro, Secretaria Municipal da Agricultura de Palmas, CRMV, além de inspetores de defesa agropecuária da Adapec de diversos municípios do estado.

Da redação Ponto Notícias l Secom Tocantins

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias