Quarta, 09 de Julho de 2025
19°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade

UNICEF convida municípios para a adesão ao selo UNICEF

O lançamento do Selo será realizado no evento de apresentação da iniciativa “TCE de Olho no Futuro - Aliança pela Primeira Infância”

Por: Redação Fonte: Redação
13/06/2025 às 21h00 Atualizada em 13/06/2025 às 21h02
UNICEF convida municípios para a adesão ao selo UNICEF
Na próxima segunda-feira, dia 17 de junho, O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança oficialmente a nova edição do Selo UNICEF (2025-2028) em Palmas/TO

 O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Tribunal de Contas, Governo do Estado e Ministério Público, realiza no dia 17, o lançamento da nova edição do Selo UNICEF (2025-2028) em Palmas. O lançamento será realizado durante no evento de apresentação do projeto “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, e marca um movimento no Estado de mobilização e engajamento pela infância e adolescência.  

Com base no Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016), o projeto “TCE de Olho no Futuro” busca melhorar os indicadores sociais e garantir um “amanhã” digno para as novas gerações. A programação inclui eventos regionais, capacitações, prestação direta de serviços à população e, ao final, a entrega do selo “Município Amigo da Família” às gestões municipais que se destacarem. 

A participação no Selo UNICEF é voluntária e representa o compromisso da gestão municipal com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento das políticas públicas locais. Durante a solenidade de lançamento, UNICEF e Tribunal de Contas do Estado assinam parceria para as ações do Selo UNICEF e a promoção da primeira infância. Prefeitos presentes também irão assinar os Termos de Adesão à iniciativa.  

Continua após a publicidade

A realização do Selo UNICEF se dá em parceria ainda com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas, Conselho Estadual dos Direitos de Crianças e de Adolescentes e Associação Tocantinense de Municípios. Ao aderir ao Selo, a gestão municipal assume o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas, contando com o apoio para o fortalecimento e qualificação de políticas públicas para a infância e adolescência. O Tocantins está lançando a 5ª edição do Selo UNICEF. 

Durante os quatro anos da edição, o Selo UNICEF oferece suporte técnico às gestões municipais a partir de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, buscando potencializar avanços concretos em indicadores sociais. O objetivo da iniciativa é impulsionar a mobilização de esforços para a promoção de direitos à saúde, educação, engajamento social e proteção contra a violência. Sua metodologia tem três eixos principais: gestão por resultados, fortalecimento das políticas públicas e promoção da participação social.  

Neste novo ciclo, os 139 municípios do Tocantins estão convidados a participar. Em todo o Brasil, 2.446 cidades do Semiárido e da Amazônia estão aptas a participar da iniciativa. A adesão é gratuita e pode ser realizada pelo site do programa (www.selounicef.org.br) até o dia 23 de julho de 2025.  

Continua após a publicidade

“O Tocantins tem sido um estado de referência, com participação ativa dos seus municípios em todas as edições do Selo UNICEF. Estamos certos de que continuaremos a construir, juntos, uma trajetória de impacto e transformação”, afirmou Mariana Rocha, chefe do escritório do UNICEF para o Tocantins. 

"É com grande satisfação que acolhemos o lançamento da nova edição do Selo UNICEF aqui no Tocantins, durante a apresentação do projeto 'TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância'. Esta é uma união de esforços em favor das crianças e adolescentes, fortalecendo o compromisso com políticas públicas que fazem diferença na vida de quem mais precisa", reforçou o presidente da Corte de Contas tocantinense, conselheiro Alberto Sevilha.  

Na última edição do Selo UNICEF (2021-2024), o Estado contou com a adesão de 99 municípios, que aceitaram o compromisso de melhorar políticas públicas para suas crianças e adolescentes. No fim do ano passado, o estado conquistou um recorde histórico, certificando 16 desses municípios, um aumento de mais de 200% em comparação à edição anterior (2017-2020), que certificou 5 municípios.  

No encerramento deste ciclo, em 2028, os municípios que alcançarem os avanços esperados e conseguirem construir uma cidade melhor para cada menina e cada menino recebem o reconhecimento internacional através da certificação do Selo UNICEF.  Para estar próximo de cada município e apoiar nesse percurso, o UNICEF conta com a parceria de organizações da sociedade civil que atuam nos 18 estados da Amazônia e do Semiárido com municípios elegíveis para o Selo UNICEF.  

No Tocantins, a organização responsável por esse suporte técnico é o Instituto Peabiru, que também atuou em outros estados nas últimas duas edições do Selo UNICEF. A implementação do Selo UNICEF conta com a parceria estratégica da Equatorial Energia, da Vale/Fundação Vale e do Grupo Profarma, a parceria da RD Saúde e o apoio da Energisa. 

Lançamento do Selo UNICEF 2025-2028 

Data: 17 de junho 

Horário: 13h30 

Local: Auditório do Colégio Militar Unidade II, Palmas/TO 

Da redação Ponto V Notícias l

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias