Quarta, 09 de Julho de 2025
19°C 35°C
Palmas, TO
Publicidade

Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue e mobiliza estudantes

Campanhas de conscientização e parceria com o Hemocentro integram ações da Gincana Solidária da Expedição Somar

Por: Redação Fonte: Redação
27/06/2025 às 12h00
Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue e mobiliza estudantes
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas, por meio do Projeto Somar, tem investido em campanhas educativas e na orientação direta aos alunos.

Junho é o mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue em todo o país. Com a campanha Junho Vermelho, diversas instituições reforçam o chamado à solidariedade, especialmente em períodos críticos como as férias de julho, quando os estoques dos hemocentros tendem a diminuir.

Na Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas, a mobilização em torno do tema tem se intensificado desde maio, quando a instituição promoveu, em parceria com o Hemocentro de Palmas, uma campanha de doação de sangue dentro da própria unidade. A ação fez parte da Gincana Solidária da Expedição Somar e despertou maior conscientização entre estudantes, professores e colaboradores.

“Manter os estoques de sangue em níveis adequados durante todo o ano é fundamental para garantir a assistência a pacientes que necessitam de transfusões, seja por acidentes, cirurgias ou tratamentos de doenças crônicas. Em períodos como as férias de julho e o fim de ano, quando o número de doadores costuma cair, a situação se torna ainda mais delicada. Por isso, ações de incentivo contínuo, como a campanha realizada pela Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas, em parceria com o Hemocentro de Palmas, são tão importantes”, explica a biomédica e professora de Medicina da instituição, Luciana Colares, mestre em Oncologia.

Continua após a publicidade

Em junho, a faculdade manteve as atividades de incentivo à doação por meio da continuidade da iniciativa. Segundo a professora, as equipes participantes seguem mobilizadas para realizar suas doações diretamente no Hemocentro. A campanha educativa inclui ainda o envio de comunicados internos e orientações sobre como doar com segurança.

“O engajamento tem sido muito positivo. A campanha realizada em maio despertou nos alunos, professores e colaboradores uma maior conscientização sobre a importância da doação de sangue. A partir dessa ação, muitos entenderam que doar salva vidas e que é uma responsabilidade social de todos”, afirma a professora.

A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas mantém uma parceria com o Hemocentro da capital para facilitar o acesso dos voluntários. “A campanha de maio, realizada dentro da própria instituição, foi fruto dessa parceria. Desde então, a orientação é que os doadores – estudantes, professores e funcionários – procurem o Hemocentro, onde a infraestrutura é adequada para receber e atender os voluntários com segurança”, destaca Luciana.

Continua após a publicidade

A professora também lembra que a desinformação ainda afasta muitos doadores. “Muitos ainda deixam de doar por conta de mitos, como o medo de sentir fraqueza após a doação, a ideia de que pessoas com tatuagem recente não podem doar por anos, ou até a falsa crença de que doar sangue engorda ou afeta a saúde negativamente. Para combater isso, a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas, por meio do Projeto Somar, tem investido em campanhas educativas e na orientação direta aos alunos.”

Entre os critérios para doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos (com autorização dos responsáveis para menores de 18), pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. “Para doar com segurança, é importante estar bem alimentado, evitar jejum prolongado, ter dormido bem e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto”, orienta.

Mesmo com o fim do mês de junho, a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas continuará promovendo ações de incentivo à doação. “A campanha de doação de sangue faz parte de uma ação contínua dentro da Gincana Solidária da Expedição Somar. As equipes seguem sendo estimuladas a manter as doações ao longo dos próximos meses. O objetivo da Faculdade é que a cultura da doação de sangue continue fazendo parte da rotina acadêmica, indo além de datas comemorativas como o Junho Vermelho”, conclui a professora.

Da redação P&V Notícias  l  Cênicas Comunicação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias